São Tiago das Marcas

Dia 28 de novembro

História: Tiago se chamava “das Marcas” porque nascera nessa região da Itália. Foi um grande pregador, acudia os pobres e combatia a usura.

Obedientíssimo, ao chegar a carta do Papa para que partisse para a Hungria, estava se alimentando: levantou-se prontamente sem terminar a refeição.

Sua vida era de extrema pobreza. Fazia sete quaresmas durante o ano e nos demais dias comia pouquíssimo. Mesmo recebendo por seis vezes a extremunção, conseguiu sobreviver até os 80 anos de idade.

Oração de São Tiago das Marcas: Deus, nosso Pai, sede a nossa esperança nesta luta cotidiana, de trabalhos árduos e de vitórias tardas. Ficai conosco, neste dia. Não deixeis que pecamos a dignidade humana. Levantai o nosso ânimo. Inspirai-nos coragem quando pensar por nós mesmos e agir com retidão é um ato de fé e de esperança no poder de superação que a vida tem.

Senhor, encorajai-nos quando procuramos ver as coisas como são, e sem medo e temores vãos, esforçamo-nos por transformá-las. Que hoje passamos crer com firmeza no poder do Espírito que recolhe nossos vagidos e recria em nós a vida. Espírito de força e de poder, fazei ressurgir nova carne e regenerar nossos ossos ressequidos, como no princípio da criação. Sede nossa ajuda quando lentamente vamos nos gestando neste cotidiano vário como semente que a dias e a meses obedece até que as cadeias e as amarras cedam e toda a força da vida aborreça a morte.

E mais uma vez prevaleça o mistério dos ventos fecundos, trazendo-nos notícias de que é esperançosa a nossa sorte, pois em Cristo Jesus, ressuscitado, somos já aqui neste mundo herdeiros das promessas de vida sem-fim: “Cheias de medo, inclinaram o rosto para o chão; eles (os anjos), porém, disseram: ‘Por que procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou’ (Lc 24, 5s).

Devoção: À pregação da Palavra de Deus e à humilde e total obediência

Padroeiro: Dos que desejam o dom da obediência

Outros Santos do dia: São Tiago das Marcas (conf.); Papiano, Valeriano, Eustáquio, Crescente, Florenciano, Hortulano, Crescenciano, Crescônio, Mansueto, Urbano, Félix (bispos); Gregório III (papa); Catarina de Labouré.