São Venceslau

Dia 28 de setembro

História: Aos 13 anos de idade herdou o Ducado da Boêmia, pela morte de seu pai Vratislau.

Na Corte, duas influências opostas defrontavam-se: de um lado, a piedosa Ludmila, mãe de Vratislau, que era católica fervorosa e educou no catolicismo o neto Venceslau.

De outro, a duquesa Draomira, viúva de Vratislau, regente na menoridade de Venceslau, que era uma fanática pagã. Draomira, não conseguindo ter influência sobre o jovem duque, manifestava clara preferência pelo filho mais jovem, Boleslau, que também era pagão.

Draomira mandou estrangular a sogra cristã e passou a perseguir os católicos sem ousar, no entanto, tocar em Venceslau. Venceslau, ao completar 18 anos de idade, deu um golpe de força e destituiu Draomira, tomando posse do seu ducado e modificando radicalmente a situação.

Favoreceu o catolicismo, chamou de volta os missionários, mandou edificar igrejas, submeteu-se como vassalo do Sacro Império. Muito piedoso, fazia questão de preparar pessoalmente, com trigo de suas plantações e uvas de suas videiras, as hóstias e o vinho destinados ao Sacrifício da Missa.

Fez um breve mas memorável governo e morreu aos 23 anos, assassinado por Boleslau, que, em continuação de Draomira, o atraiu para uma cilada.

Oração de São Venceslau: Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém. São Venceslau, rogai por nós.

Devoção: A Sagrada Eucaristia, a Santa Igreja e seus missionários.

Padroeiro: Dos que sofrem perseguições perigosas.

Outros santos do dia: Gabriel Arcanjo, Vescelau, Estácteo, Alarico, Alfio, Zózimo (márts); Alódio, Anemundo, Ausêncio, Baruc (pf); Caritão (ab); Dada; Exupério, Eustóquio, Everaldo, Fusto (bispo); João, Joanil, Lioba, Macham (bispo); Marcçal e Lourenço (márts); Privado, Sabônio e Silvino (bispo).