São Zacarias

Dia 06 de setembro

História: São Zacarias, esposo de Santa Isabel, pais de João Batista, o Precursor do Messias.

A Sagrada Escritura lhes faz um dos mais altos elogios: “ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1,6).

Faleceu com idade extremamente avançada. A todos nós, cristãos ou não, São Zacarias inspira. Zacarias foi o profeta anunciador da nova Israel, e anunciou a missão de Cristo e com estas palavras: “Exulta com todas as tuas forças, filha de Sião, transborda o teu Júbilo, filha de Jerusalém.

Eis que teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, é humilde e cavalga um burrinho, potro novo de uma jumenta”. Realmente, foi assim que Jesus entrou solenemente em Jerusalém.

Mas a profecia de Zacarias em relação ao Cristianismo iria ainda mais longe: “Ele anunciará a paz aos povos; o Seu reino se estenderá de um a outro mar”.

Oração de São Zacarias: Deus, nosso Pai, pela força do vosso Espírito, proclamemos pelo mundo, mediante o exemplo de nossas vidas, a Vossa Palavra Profética. Cada um de nós tenha respeitada a sua dignidade de filho de Deus e herdeiro das vossas promessas. Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem à ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho da jumenta. Ele eliminará os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém; o arco de guerra será eliminado. Ele anunciará a paz às nações. O seu domínio irá de mar a mar e do rio às extremidades da terra (Zacarias 9,9ss.)

Devoção: Ao Messias, a Deus

Padroeiro: –

Outros santos do dia: Onesíforo, Porfírio, Leto, Donaciano, Mansueto, Presídio, Germano, Fúsculo (bispo); Petrônio (b); Eleutério (ab); Eva, Dionísio, Ciro, Joana, Caledote e Macário (Márts).