Transfiguração de Jesus

Dia 06 de agosto

História: A Transfiguração de Jesus Cristo, que faz parte do mistério da salvação, é bastante merecedora de uma celebração litúrgica.

Remonta ao século V, no Oriente. Era celebrada em diferentes datas, até que o papa Calisto III elevou a festa à comemoração de toda a Igreja universal.

Esse episódio foi relatado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas e nele estavam presentes os apóstolos Pedro, João e Tiago. Mateus conta que Jesus tomou os três e os levou para o alto monte, o monte Tabor, localizado no coração da Galiléia, e ali foi transfigurado.

Seu rosto ficou iluminado como o sol e suas vestes resplandecentes. Com isso, Jesus quis manifestar aos discípulos que ele era realmente o Filho de Deus, enviado pelo Pai.

Pela grande paz e espiritualidade que sentiram, os apóstolos quiseram permanecer no monte, mas Jesus ensinou-lhes que era necessário sofrer muitas perseguições para se entrar na Glória definitiva.

Oração da Transfiguração de Jesus: Onipotente e Eterno Deus, que Vos dignastes mostrar a Vossos apóstolos a Glória de Vossa Majestade, concedei-me também a mim saber viver em austeridade e espírito combativo, para um dia ter a Graça de, Convosco, habitar na Pátria Eterna. Por Cristo Transfigurado, amém.

Devoção: –

Padroeiro: –

Outros Santos do dia: Trasfiguração, Cremento(ab); Esózio; (bispo); Felecíssimo, Agapito, Genaro, Magno, Vicente e Estêvão(diác) (Márts); Jacó (er); Jordão justo e Pastor (Márts); Melásio(ab); Estápino(bispo)